28/08/2019 13h24 - Atualizado em 28/08/2019 14h47

Primavera 2019 - As temperaturas voltam a subir no Espírito Santo

O inverno meteorológico (que se adianta, normalmente, em relação ao inverno astronômico) começou mais quente que o normal em 2019.

No mês de junho, foram registradas tanto temperaturas mínimas, como máximas, mais altas que o normal no Espírito Santo. Julho teve mínimas mais baixas que o normal, mas as temperaturas máximas ficaram levemente mais altas que o esperado, mas isso não ocorreu em 100% do estado.

Agosto (até o dia 27) observou temperaturas mínimas próximas ao normal e máximas um pouco mais baixas que o esperado, de acordo com o levantamento preliminar realizado pela Coordenação de Meteorologia (CMET) do Incaper.

As anomalias (diferença entre os valores observados e os valores normais (climatológicos)*) do trimestre junho-julho-agosto poderão ser calculadas no início de setembro, mas já é possível perceber, pelos dados mensais, que este período registrou temperaturas máximas mais altas que o normal e mínimas em torno do esperado. Ocorreu o inverso, no mesmo trimestre, em 2018; já 2017 teve ambas temperaturas (máximas e mínimas) mais frias que o normal, de modo geral. Essas informações resumem o que se observou, em média, no estado. Detalhes por região podem ser visualizados nos mapas de anomalia.

Astronomicamente falando, a primavera deste ano começa no dia 23 de setembro às 04h50. Só que as condições de tempo devem mudar bem antes, uma vez que a primavera meteorológica normalmente se inicia antes da primavera astronômica.

No Espírito Santo, mudanças nas condições de temperatura devem ser sentidas já no final desta semana.

Uma massa de ar quente deve ganhar força sobre o estado já na próxima sexta-feira (30) e poderemos falar em calor já a partir do sábado (31).

A temperatura sobe bastante, a partir do fim de semana. O mapa mostra a diferença entre a temperatura máxima prevista para o sábado (31) e a previsão para a sexta-feira (30).

As temperaturas máximas (aquelas que ocorrem durante a tarde, na maioria das vezes) devem ultrapassar a casa dos 30 °C na Grande Vitória. A região vinha apresentando temperaturas máximas inferiores a 26 ºC.

Nas baixadas da Região Sul (vales dos rios Itapemirim, Itabapoana e baixo rio Benevente), os termômetros devem registrar em torno de 35 °C durante as tardes. Agosto teve alguns dias quentes na região, mas eles não foram consecutivos.

As baixadas da Região Noroeste (vale do rio Doce) também devem observar temperaturas similares, com abafamento no período da tarde.

A Região Serrana também deve ter um aumento de ambas temperaturas (noturna e diurna).

Calor: as temperaturas mais altas do domingo (01) devem ser registradas nas baixadas da Região Sul (tons mais vermelhos no mapa).

Com o transporte de calor pelos ventos quentes, vindos do interior do país, as temperaturas mínimas (aquelas que ocorrem na madrugada, de modo geral) devem aumentar já a partir do domingo (01). Teremos um aumento de 2 a 4 °C em relação às mínimas que foram registradas durante as últimas semanas. Vitória, por exemplo, deve sair dos 17-18 °C atuais de temperatura mínima para 20-21 °C.

A temperatura mínima também sobe, a partir do fim de semana. O mapa acima mostra a diferença entre a temperatura mínima prevista para o domingo (01) e a previsão para o sábado (31).
O vento de setor norte/noroeste deve trazer calor para o estado. O mapa acima mostra o vento de norte/noroeste previsto para o meio-dia de sábado em 850 hPa (cerca de 1600 m de altura).

As últimas previsões indicam que o tempo abafado deve perdurar por vários dias devido à possível persistência de um sistema de alta pressão (provável geração de um bloqueio atmosférico).

Os detalhes podem ser acompanhados na previsão diária de tempo.

A previsão climática para setembro deve ser disponibilizada durante os próximos dias.

*Exemplo: se a temperatura mínima média em Vitória é de 18 °C num mês de agosto, mas a média da mínima observada no mês de agosto de um determinado ano foi de 17 °C, a anomalia será calculada como anomalia=valor observado - valor médio, isto é, 17-18 = -1 °C (a temperatura  mínima média ficou um grau Celsius mais baixa que o normal no mês de agosto em questão).