Previsão Climática para Novembro de 2019

Em reunião realizada no dia 07/11/2019, a equipe da Coordenação de Meteorologia do Incaper obteve o seguinte resultado no tocante à previsão climática para novembro de 2019:

  • Chuva Em trechos das regiões Norte, Nordeste e Noroeste: 70% de probabilidade de chuva abaixo do normal, 20% de probabilidade de chuva dentro do normal e 10% de probabilidade de chuva acima do normal. Nas demais áreas do Estado: 60% de probabilidade de chuva abaixo do normal, 30% de probabilidade de chuva dentro do normal e 10% de probabilidade de chuva acima do normal.

  • Temperatura média - Em todas as regiões: 70% de probabilidade de temperatura acima do normal, 20% de probabilidade de temperatura dentro do normal e 10% de probabilidade de temperatura abaixo do normal.

Figura 1 - Prognóstico para novembro/2019: precipitação (esquerda) e temperatura média (direita).
Fonte: CMET/Incaper.

A previsão climática apenas aponta tendências para um determinado período (um mês, uma estação), focando na qualidade do regime de chuva e anomalias de temperatura. Eventos extremos de chuva, vento, frio ou calor só podem ser previstos com alguns dias de antecedência ou, dependendo de sua intensidade/deslocamento, poucas horas ou minutos.

A atualização da previsão de temperatura e tempo, assim como avisos meteorológicos especiais, quando é o caso, podem ser acessados em nossa página inicial (https://meteorologia.incaper.es.gov.br/aviso-meteorologico-especial).

Para mais detalhes, acesse a nota técnica.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper