Monitor de Secas

O Monitor de Secas é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca no Nordeste do Brasil e em mais 5 Estados, sendo eles: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Tocantins, além do Distrito Federal. O Monitor realiza o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores de seca e nos impactos causados pelo fenômeno em curto e/ou longo prazo. Os impactos de curto prazo são para déficits de precipitações recentes até seis meses. Acima desse período, os impactos são de longo prazo. Mais informações em Monitor de Secas.

Na figura a seguir pode-se observar o mapa do Monitor de Secas, na sua área de abrangência, para o mês de Junho de 2020:

Figura 1: mapa do Monitor de Secas. Fonte: Agência Nacional de Águas (ANA). Extraído de http://monitordesecas.ana.gov.br

No Espírito Santo, com precipitações variando de menos de 5 mm a cerca de 100 mm no mês de junho, as condições atuais apontam para um ligeiro aumento da área de seca fraca (S0) em direção ao sul do Litoral Norte do Estado, em razão das anomalias negativas no último mês, o que refletiu na piora dos indicadores, ficando esta sob os impactos de curto prazo (C). A área com seca fraca apresenta impactos de curto prazo e aumentou de 20,83% para 25,64% do território capixaba entre maio e junho.

Na figura abaixo podemos observar em uma escala maior o acompanhamento da seca no estado do Espírito Santo:

Figura 2: mapa do Monitor de Secas para o Espírito Santo. Fonte: CMET/Incaper, adaptado de http://monitordesecas.ana.gov.br.

Acesse aqui o documento do Monitor de Secas com a narrativa referente ao mês de Junho de 2020.

Informações complementares sobre a restrição de recursos hídricos em vigência no Espírito Santo estão disponíveis no site da Agerh.

Informações complementares sobre os alertas vigentes para o Espírito Santo estão disponíveis no site ALERTA!

Informações complementares sobre os serviços de abastecimento de água e saneamento básico no Espírito Santo estão disponíveis nos sites da CESAN e CISABES.

Elaborado pela Coordenação de Meteorologia do Incaper. Informações sujeitas a modificações sem aviso prévio. O uso dessas informações é de total responsabilidade do usuário.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper