Monitor de Secas

O Monitor de Secas é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca no Brasil. O monitor está presente nas 5 Regiões do País e conta com 21 Unidades da Federação participantes. O Monitor realiza o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores de seca e nos impactos causados pelo fenômeno em curto e/ou longo prazo. Mais informações em Monitor de Secas.

Na figura a seguir pode-se observar o mapa do Monitor de Secas, na sua área de abrangência, para o mês de junho de 2021:

Figura 1: mapa do Monitor de Secas - Junho/2021. Fonte: Agência Nacional de Águas (ANA). Extraído de http://monitordesecas.ana.gov.br

No Espírito Santo, devido à piora nos indicadores, houve aumento da área com seca fraca (S0). Os impactos são de curto prazo (C). 

Na figura abaixo podemos observar em uma escala maior o acompanhamento das alterações mensais da seca no Estado do Espírito Santo entre os meses de maio e junho deste ano, assim como, o cenário de seca que se observava no Estado em junho do ano passado:

Figura 2: mapas mensais do Monitor de Secas para o Espírito Santo referente aos meses de Maio e Junho/2021 e comparativo histórico com o mapa de Junho/2020. Fonte: CMET/Incaper, adaptado de http://monitordesecas.ana.gov.br.

Acesse aqui o documento do Monitor de Secas com a narrativa referente ao mês de junho de 2021.

Informações complementares sobre a restrição de recursos hídricos em vigência no Espírito Santo estão disponíveis no site da Agerh.

Informações complementares sobre os alertas vigentes para o Espírito Santo estão disponíveis no site ALERTA!

Informações complementares sobre os serviços de abastecimento de água e saneamento básico no Espírito Santo estão disponíveis nos sites da CESAN e CISABES.

Elaborado pela Coordenação de Meteorologia do Incaper. Informações sujeitas a modificações sem aviso prévio. O uso dessas informações é de total responsabilidade do usuário.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper