Estações Meteorológicas

A estação meteorológica é uma ferramenta fundamental para monitorar as condições meteorológicas na lavoura e assim ajudar agricultores a tomarem decisões. A observação meteorológica de superfície, realizada nas estações meteorológicas, consiste da coleta diária de dados referentes as diversas variáveis atmosféricas, que caracterizam o estado da atmosfera, ou seja, o tempo.

Para uma coleta de dados de precisão é necessário seguir algumas normas com relação à localização, tipo e instalação dos equipamentos, e padronização dos horários de observação e dos procedimentos operacionais, como calibração e aferição dos instrumentos de medição.

Para monitorar as condições de tempo no Espírito Santo, o Incaper conta com estações meteorológicas e pluviômetros. Estes equipamentos são operacionalizados em parceria com diversas instituições.

Acesse os dados das estações meteorológicas automáticas do Inmet.

As estações meteorológicas são aparelhadas com equipamentos que aferem a temperatura (termômetro), o vento (anemômetro), a chuva (pluviômetro), a pressão atmosférica (barômetro), a radiação solar (piranômetro) entre outras variáveis atmosféricas, e podem ser automáticas ou manuais. As estações automáticas transmitem os dados coletados diretamente para os servidores responsáveis por processar estas informações. Já nas estações meteorológicas manuais, é necessário que uma pessoa vá até a estação e faça a leitura dos dados registrados nos equipamentos.

As variáveis atmosféricas medidas nessas estações influenciam diretamente a produtividade das culturas, pois é possível mensurar diversos fatores que influenciam no gerenciamento das atividades no campo; como a direção predominante dos ventos, a precipitação acumulada na safra, a temperatura média em um período, entre outros.

Na foto a seguir está o exemplo de uma estação meteorológica. Trata-se da Estação Meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), localizada em Alegre:

A rede de estações meteorológicas instaladas atualmente no Espírito Santo é representada no mapa abaixo:

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper