Monitoramento Agrometeorológico via Sensoriamento Remoto

Os produtos apresentados aqui fazem parte do projeto em desenvolvimento junto à FAPES intitulado: Desenvolvimento do monitoramento agrometeorológico do Espírito Santo, baseado em ferramentas de sensoriamento remoto.

O projeto visa implantar uma nova metodologia de monitoramento de variáveis meteorológicas, biofísicas e agrometeorológicas no Estado do Espírito Santo, baseado em ferramentas de sensoriamento remoto e SIG, derivadas a partir de imagens espectrais recebidas por uma estação de recepção do Sistema EUMETCast da EUMETSAT, instalada na sede do Incaper.
Com isso, busca-se facilitar e dar apoio aos técnicos e ao usuário em geral sobre a melhor época para realizar o manejo das culturas: adubação, irrigação pulverização e outras técnicas empregadas no desenvolvimento, identificar possíveis regiões de maior susceptibilidade à eventos climáticos extremos de ordem hídrica. Bem como, conhecer o “padrão climatológico” de um determinado lugar, além de se observar as possíveis alterações do clima, dando suporte a elaboração de políticas públicas por parte de técnicos, gestores, comunidade científica, para a adoção de medidas efetivas que visem um uso mais racional dos recursos hídricos.

Além de mapas, os dados são disponibilizados em tabelas para sedes municipais e distritos. Descubra aqui a localização das sedes municipais e dos distritos capixabas.

Variáveis Agrometeorológicas

Mapas do Índice de Precipitação Padronizada - mensal e anual (SPI - McKee et al., 1993)

Mapas de Evapotranspiração Real (mm) - mensal e anual

Mapas de Disponibilidade Hídrica (mm) - mensal e anual