Governo do Estado do Espírito Santo

Primavera

Em 2018, a primavera no Hemisfério Sul tem início às 22h53 do dia 22 de setembro (Observatório Nacional). Na Região Sudeste do Brasil, por ser uma estação de transição entre o inverno e o verão, a primavera traz consigo mudanças aceleradas nas condições do tempo.

No estado do Espírito Santo, os meses de outubro, novembro e dezembro, que compreendem o período da estação, são os meses mais chuvosos do ano. Apesar de diminuírem sua frequência, algumas frentes frias ainda avançam com fraca intensidade pelo estado. As massas de ar frio que acompanham a frente provocam quedas ocasionais de temperatura, principalmente na Região Serrana. Há um aumento progressivo no índice pluviométrico, marcando a passagem da estação seca para a estação chuvosa, onde se iniciam as pancadas de chuva no final da tarde ou à noite devido ao aumento gradativo das temperaturas e dos índices de umidade.

A média acumulada de precipitação para a estação fica acima dos 600 mm na Região do Caparaó capixaba e Região Serrana, entre 500 e 600 mm no Sul e entre 400 e 500 mm nas demais regiões. As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 26,0 °C na Região Serrana e 30,0 °C nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 16,0 ºC na Região Serrana e dos 20,0 ºC nas demais regiões.

<< voltar


    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
    Google Analytics - Incaper