Governo do Estado do Espírito Santo

Inverno

A estação do inverno se inicia às 12h54 do dia 21 de junho de 2019. Na Região Sudeste do Brasil, o inverno é caracterizado pelas temperaturas amenas e diminuição nos índices pluviométricos, com noites mais longas que os dias.

No Estado do Espírito Santo, os meses de julho, agosto e setembro, que compreendem o período da estação, são os meses mais secos e frios do ano. O principal sistema meteorológico de atuação são as frentes frias, acompanhadas de massas de ar polar mais intensas que nas demais épocas do ano. Estes sistemas provocam a diminuição das temperaturas com a sua passagem.

Outra característica da estação são as constantes inversões térmicas e a ocorrência de nevoeiros, principalmente na Região Serrana, que costumam acontecer entre a noite e o início da manhã, causados pela umidade relativa do ar elevada, grande resfriamento da superfície e ar estável, quase sem vento. No período da tarde, a umidade relativa tende a diminuir longe do litoral, algumas vezes atingindo valores críticos (abaixo dos 20%). Os baixos valores de umidade relativa são prejudiciais à saúde e, associados ao baixo índice pluviométrico da estação, favorecem a ocorrência de incêndios.

A média acumulada de precipitação para a estação fica, em média, abaixo dos 100 mm no oeste do estado, entre 200 e 300 mm no sudeste e entre 100 e 200 mm nas demais regiões. As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 24 ºC na Região Serrana e dos 27 ºC nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 13 ºC na Região Serrana e dos 17 ºC nas demais regiões.

Fonte: US Naval Observatory.

<< voltar


    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
    Google Analytics - Incaper