16/03/2018 15h45 - Atualizado em 16/03/2018 17h35

Sobre o "calorão" na Grande Vitória

Os últimos dois dias foram bem quentes na capital do estado. A temperatura máxima foi de 34,4 °C, ontem (15). Hoje (16), o termômetro da estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), situada em Goiabeiras, marcou 36 °C. Tal temperatura foi registrada entre as 12 e as 13h.

Para calcular o índice de calor com esta temperatura (máxima), precisamos utilizar a umidade relativa (mínima), que era de 42%, entre as 12 e as 13h. Estas variáveis são inversamente proporcionais.

Sendo assim, o índice de calor estimado para o período de 12 e 13h (horário de Brasília) foi de 39,82 °C, momento no qual a máxima temperatura do dia (36 °C) ocorreu em Vitória.

Isso mesmo: índice de calor, não sensação térmica. Veja a diferença entre estes dois termos em https://meteorologia.incaper.es.gov.br/noticia-2018_01_26.

O recorde de temperatura máxima deste ano (2018) em Vitória/ES, até o momento, ainda pertence ao dia 29 de janeiro, quando a estação meteorológica automática do INMET registrou 36,5 °C.

As demais áreas do estado estão com temperaturas máximas similares (exceto os municípios muito altos). Porém, os extremos relativos de ontem (15) e hoje (16) foram observados apenas no sudeste do estado, que inclui a Grande Vitória. Tais extremos são relativos às baixadas do sudeste capixaba, especificamente.

Tal setor do ES costuma esquentar muito, quando o vento sopra de noroeste/norte, como tem acontecido nos últimos dias. Isso ocorre até o meio da tarde, pois a brisa marítima acaba entrando (de nordeste) e trazendo ar fresco.

Apesar de, tecnicamente, ser uma condição apelidada de "pré-frontal", a frente fria, que está bem longe do continente, não deve avançar pelo estado (Figura 1b), mas um vórtice ciclônico à superfície (ou baixa) já se formou na extremidade da frente (Figura 1a), provocando pancadas de chuva e trovoadas, no momento em que esta matéria era redigida, em alguns trechos das áreas altas do Espírito Santo. A frente deve estacionar, na altura do sul do estado, em alto-mar.

Essa baixa deve aumentar a quantidade de nuvens e mudar a direção do vento, amanhã (17), diminuindo um pouco o abafamento no setor sul do estado. Ou seja, o calor não vai embora, apenas diminui, por ora (as noites continuam abafadas na Grande Vitória, inclusive). São esperadas pancadas de chuva no centro-sul capixaba, conforme a previsão de tempo que pode ser encontrada neste site. Já na segunda-feira (19), nem mesmo esse pequeno alívio será mais sentido na metade sul capixaba.

(a)

(b)

Figura 1 - Posição da pequena baixa próxima ao ES, representada pela letra B (a) e recorte da previsão de vento a 10 m para a madrugada do domingo (18), com a frente estacionária destacada na cor laranja e a fria na cor lilás (b).

Fonte (1b): Tropical Tidbits.

A baixa mencionada, ligada à frente estacionária, não deve sequer influenciar as condições de tempo no norte do estado.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper