26/01/2018 15h00 - Atualizado em 30/01/2018 09h10

Descomplicando a Meteorologia - Sensação Térmica ou Índice de Calor?

O verão chegou com tudo aqui no Espírito Santo: dias ensolarados, altas temperaturas e, em alguns momentos, é difícil não se incomodar com o calor que estamos sentindo. A temperatura observada nos termômetros ou sensores de temperatura não reflete o desconforto que sentimos. Numa situação assim, você provavelmente já deve ter ouvido falar no termo “sensação térmica”, não!?

Fotos -  Arcevo pessoal (SIM)
  • Dito popular – “Nossa! Que calor! A sensação térmica já deve ter passado dos 40 graus!”

Pois é, essa variável meteorológica ganhou popularidade, principalmente, devido à divulgação feita pela mídia. O que muitas pessoas não sabem é da existência do termo Índice de Calor. Mas... Você sabe a diferença entre eles?

  • Fato - Explicação Técnica

Essas duas variáveis da meteorologia ajudam a representar melhor as condições de calor e frio que sentimos pois, em alguns dias, a temperatura do termômetro não é capaz de dar essa informação, já que fatores como a umidade atmosférica e a velocidade do vento afetam a transferência de calor entre o corpo humano e o ar. Você já reparou que, em alguns dias muito quentes, temos a sensação forte de um abafamento!? Isso ocorre porque, nesse dia, a umidade do ar está muito alta. 

O suor, que é um mecanismo de perda de calor dos seres humanos, evapora com o calor da pele e, assim, reduz sua temperatura. Numa situação onde a umidade do ar está alta, a taxa de evaporação do suor na pele é reduzida, fazendo com que uma pessoa sinta mais calor em um ambiente com umidade relativa elevada do que uma pessoa num ambiente seco e de mesma temperatura.

Então, muitas vezes, a temperatura alta do termômetro não representa bem aquele calor que estamos sentido. Nesse caso, estamos nos referindo ao Índice de Calor (Heat Index, em inglês), que é estimado através de uma equação matemática. Em outras palavras, é uma medida para definir qual a intensidade do calor que uma pessoa sente, variando em função da temperatura e da umidade do ar.

Ou seja, uma região de alta temperatura e alta umidade é bem mais desconfortável que uma região com a mesma temperatura, mas umidade do ar menor. O Índice de Calor é especialmente alto dentro de uma sauna, por exemplo, onde temos muita umidade no ar.

Efeitos do Índice de calor

Temperatura

27-32 °C

Cuidado - possibilidade de fadiga após exposição e atividade prolongadas

32-41 °C

Cuidado extremo - hipertermia e câimbras de calor possíveis

41-54 °C

Perigo - hipertermia e câimbras de calor prováveis

acima de 54 °C

Perigo extremo - hipertermia e câimbras de calor iminentes

Fonte:  National Oceanic and Atmospheric Administration, NOAA.

 

Por outro lado, você já reparou que, quanto maior a velocidade do vento, menor a sensação de temperatura? Temos aí a Sensação Térmica, que nada mais é do que a forma como os nossos sentidos percebem a temperatura do ar combinada com a velocidade do vento, e que pode diferir da temperatura real observada em um termômetro ou sensor de temperatura do ar, por exemplo. Isso acontece porque, com o vento, o corpo perde calor mais rápido (a umidde presente na pela evapora, arrefecendo a pele, ao contrário do que acontece num dia quente e muito úmido).

Em regiões de clima tropical, o conceito de Sensação Térmica pode parecer de pouca importância, embora se saiba que o vento dá a sensação térmica de diminuição da temperatura (refrescamento). Porém, em regiões mais frias, ou nas épocas mais frias do ano, a diminuição da temperatura causada por ventos fortes pode ser mais evidente e provocar sérios problemas como, por exemplo, a hipotermia.

O índice da Sensação Térmica (Wind Chill, em inglês), é calculado através de uma equação matemática a partir do valor da temperatura do ar e da velocidade do vento.

  • Desmistificando o caso:

    • Durante as épocas mais quentes do ano, a influência da umidade do ar na temperatura que sentimos é mais evidente: Índice de Calor; em dias quentes, quanto maior a umidade no ar, maior a sensação de calor/abafamento;
      • Por outro lado, durante as épocas mais frias, o efeito de diminuição na temperatura que sentimos ocasionado pela velocidade do vento é mais evidente: Sensação Térmica; quando a temperatura do ar diminui e a velocidade do vento aumenta, sentimos mais frio;

    Curiosidades - Após a Segunda Guerra Mundial, se percebeu claramente a influência da sensação térmica no organismo. Na invasão das tropas alemãs à Russia, durante o inverno, os alemães conheceram o intenso frio russo e não puderam resistir. A partir de então, foi desenvolvido nos Estados Unidos um índice que avalia a sensação térmica, relacionando-o à velocidade do vento.

    Aqui no Espírito Santo, durante o verão 2017/2018 – A capital Vitória teve seu dia mais quente, até a data de hoje, em 03 de janeiro deste ano, com 35,9 °C observados na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), no bairro Goiabeiras. Na ocasião, o Índice de Calor chegou a 40,4 °C. Já, a maior temperatura observada nesta década ocorreu no município de Marilândia (noroeste capixaba), onde o termômetro registrou a temperatura de 42,3 °C, em 02 de janeiro de 2016. Nesta ocasião, o Índice de Calor permaneceu em 42,0 °C, em razão da baixa umidade do ar, que era de 19%.

    A Sensação Térmica pode ser calculada a partir de diferentes metodologias. Para tal, o INMET, por exemplo, utiliza, no mínimo, a velocidade de 7 km/h para o vento e 20 °C ou menos para a temperatura. Ou seja, nem sempre é sensação "o que nosso corpo sente", mas a temperatura em si, mais amena que o normal (nossos corpos levam certo tempo para se adaptarem).

    Você pode  enviar a sua dúvida ou sugestão através do fale conosco e a gente responde por aqui.

    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
    Google Analytics - Incaper