Neste último fim de semana do Inverno no Hemisfério Sul, o tempo quente segue predominando no Espírito Santo. Poucas nuvens e calor, sem condição de chuva em todas as regiões capixabas neste período. Continua a atenção especial para a persistência de ventos moderados entre o litoral sul e o metropolitano, com algumas rajadas mais intensas no litoral sul. Além disso, os índices de Umidade Relativa do Ar podem ficar abaixo dos 30% em alguns trechos das regiões Sul, Serrana e Noroeste próximos à divisa com Minas Gerais, com alguns trechos ficando próximo dos 20%. Essas condições são prejudiciais à saúde humana e deixa a vegetação vulnerável a incêndios.
Figura 1: previsão de umidade relativa do ar a 2m entre os dias 17 e 19/09/2020, do modelo meteorológico WRF gerado pela CMET/Incaper.
Problemas decorrentes da baixa Umidade do Ar segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)
Cuidados a serem tomados em caso de baixa umidade relativa do ar
Entre 30 e 20% – Estado de Atenção
Entre 20 e 12% – Estado de Alerta
Abaixo de 12% – Estado de emergência
A combinação entre as altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar, vem favorecendo a ocorrência de incêndios em alguns pontos do Espírto Santo nos últimos dias.
Devido a persistência dessas condições atmosféricas até o sábado (19/09), o modelo meteorológico da CMET ainda aponta condições favoráveis para ocorrência de incêndios na faixa sudoeste do Estado, que podem ser observadas na figura 2, nas áreas destacadas em tons mais quentes do mapa.
Figura 2: previsão de risco de incêncio entre os dias 17 e 19/09/2020, do modelo meteorológico WRF gerado pela CMET/Incaper.
A partir do início da próxima semana (21 e 22/09), a passagem de uma frente fria pelo Estado deverá provocar chuva e diminuir as temperaturas em todas as regiões capixabas. Para mais detalhes acesse a previsão do tempo na página incial deste site.