25/02/2021 11h54 - Atualizado em 25/02/2021 12h25

Qual é a cidade mais quente do Espírito Santo?

No dia 20 de março, encerra-se oficialmente o verão aqui no Hemisfério Sul, e por falar em verão, tem feito muito calor por ai?

A Coordenação de Meteorologia do Incaper, aproveita para responder a seguinte pergunta:

• Qual é a cidade capixaba mais quente?

Para alguns, a resposta deve estar na ponta da lingua: Cachoeiro de Itapemirim, Marilândia ou Colatina não é mesmo?

• Explicação Técnica:

Para uma melhor compreensão do clima em uma determinada região, é necessário que haja um registro contínuo de dados meteorológicos, onde é possível conhecer o seu padrão normal e suas eventuais flutuações extremas ao longo do tempo.

Em Cachoeiro de Itapemirim, a estação meteorológica foi instalada pelo Inmet em 1925, e operou de forma regular até o ano de 1992. Apos um longo período desativada, ela voltou a operar no ano de 2005 em um outro lugar, o que ocasionou a geração de uma nova serie de dados e ficou em operação até 2019, onde foi desativada.

Já em Colatina, por não haver estação meteorológica, não é possível obter os registros históricos deste município. A estação meteorológica mais próxima em que o Incaper possui informações fica localizada no município de Marilândia, instalada em 1976 pelo Inmet e operada em parceria com o Incaper até os dias atuais. Vale ressaltar que na época em que se iniciaram as medições pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em 1976, Marilândia ainda pertencia ao município de Colatina, sendo emancipada apenas no ano de 1980.

Agora vamos aos recordes:

A mais alta temperatura registrada no município de Colatina (Marilândia) ocorreu em 02 de janeiro de 2016, onde o termômetro registrou 42,3 °C.

A mais alta temperatura registrada no município de Cachoeiro de Itapemirim ocorreu em 09 de janeiro de 1969, onde o termômetro registrou 42,5 °C. Na nova localidade, em 31 de outubro de 2012, houve o registro de 43,0 °C, sendo o maior registro observado em todo o Espírito Santo.

Diante dos fatos, as duas localidades são consideradas as mais quentes do Espírito Santo, sendo que o maior registro absoluto ocorreu no município de Cachoeiro de Itapemirim.

Curiosidade: na capital Vitória, o maior registro de temperatura foi de 39,6 °C, em 25 de fevereiro de 2006, há exatos 15 anos. Instalada no ano de 1924, atualmente, a estação convencional de Vitória, localizada na Ilha de Santa Maria é a estação com maior tempo de operação no Estado, com 97 anos de registros de dados.