Segundo levantamento feito nas séries históricas de dados pluviométricos desde 1961 para Vitória, o último dia 13 de novembro, foi o dia com maior acumulado de chuva registrado na capital capixaba. Na ocasião, foram registrados 206,8 mm de chuva na estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em Vitória localizada no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em Goiabeiras.
O acumulado significativo de chuva foi ocasionado pelo transporte de umidade em baixos níveis da atmosfera em direção ao litoral capixaba, com o afastamento de um sistema frontal. O dia foi chuvoso e a chuva forte se concentrou principalmente durante a madrugada, quando durante uma hora, por volta das 04 horas da manhã, foram registrados em torno de 50 mm de chuva na estação meteorológica em Goiabeiras. No aeroporto Eurico de Aguiar Salles em Vitória, a visibilidade horizontal esteve reduzida e ficou abaixo de 2000 m em vários momentos ao longo do dia.
No recorte da carta sinótica (Figura 1), observa-se a linha amarela que representa o transporte de umidade do oceano em direção ao continente na altura do litoral do Espírito Santo, assim como o sistema frontal representado pela linha vermelha-azul se afastando em direção ao Oceano Atlântico. Na imagem do radar meteorológico (Figura 2) podem ser observados os núcleos de chuva mais intensa sobre a região da Grande Vitória, representados pelos tons de cores mais quentes (vermelho) na figura.
Outros recordes de máxima chuva diária acumulada em Vitória:
18/05/2019: nesta data foram registrados 197 mm de chuva na estação meteorológica automática do INMET em Goiabeiras, Vitória e 198,6 mm na estação meteorológica convencional do INMET na Ilha de Santa Maria em Vitória.
24/06/1969: nesta data foram observados 196,9 mm de chuva na estação meteorológica convencional do INMET na Ilha de Santa Maria em Vitória.