Seguindo a programação da formação de novos autores para o mapa do Monitor de Secas, nos dias 8 e 9 de outubro, a meteorologista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Thábata Brito, participou pela primeira vez da elaboração do mapa do monitor de secas na sede da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) em Fortaleza.
Na ocasião, a meteorologista participou da elaboração do rascunho do mapa do monitor de secas referente ao mês de setembro de 2019 e também da reunião de autoria com os demais servidores da Agência Nacional de Águas (ANA); Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema/BA); Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac); e Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam).
“Poder participar dessa importante ferramenta que é o Monitor de Secas como um dos autores é de grande importância para o Espírito Santo, onde poderemos contribuir buscando sempre o melhor retrato possível da seca em nosso Estado”, disse Thábata Brito.
A meteorologista ainda ressaltou que participar do traçado do mapa é uma oportunidade de aprender um pouco mais sobre a representação da seca e os diferentes impactos associados em distintas regiões do país.
Você pode conferir o último mapa do monitor através do site: monitordesecas.ana.gov.br e também através do aplicativo Monitor de Secas, disponível gratuitamente para download.
Próximos passos
Dando continuidade à formação de novos autores para o mapa do Monitor de Secas, nos próximos meses equipes da Funceme, da ANA e do Igam estarão no Incaper. Junto com a equipe da Coordenação de Meteorologia, os órgãos traçarão o mapa do monitor referente ao mês de outubro. Em dezembro, a equipe de meteorologia do Incaper vai à sede do Igam participar do traçado referente ao mês de novembro.
Texto: Vanessa Capucho e Thábata Brito