22/03/2018 16h13 - Atualizado em 23/03/2018 13h48

Incaper celebra o Dia Meteorológico Mundial 2018

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), por realizar atividades voltadas ao meio rural do Espírito Santo, intimamente ligadas ao tempo e o clima, celebra o Dia Meteorológico Mundial*, destacando a importância do seu serviço de meteorologia para a sociedade.

Figura 1 - Dia Meteorológico Mundial 2018.
Fonte: World Meteorological Organization (WMO), 2018 - Organização Meteorológica Mundial (OMM). Adaptada por Meteoropole.com.br.

O dia 23 de março é uma data especial para a meteorologia. Trata-se do Dia Meteorológico Mundial, cujo tema escolhido para este ano é “Weather-ready, climate-smart” (Prontos para o tempo, preparados para o clima). Se adicionarmos o slogan "uso racional da água", completamos o círculo dos elementos que impulsionam o desenvolvimento sustentável.

De acordo com a mensagem do secretário-geral da OMM, Petteri Taalas: “O tempo, o clima e a água são vitais para o bem-estar, saúde e segurança alimentar da população, mas também podem ser destrutivos. Os eventos meteorológicos extremos, como ciclones tropicais, chuvas fortes, ondas de calor, secas, nevascas e temperaturas congelantes estão ceifando vidas e acabando os meios de subsistência ao longo dos anos”.

Atualmente, a equipe do Sistema de Informações Meteorológicas conta com cinco profissionais da área de meteorologia: Bruce Pontes, Hugo Ramos, Ivaniel Maia, Pedro Henrique Pantoja e Thábata Brito de Medeiros.

Para o coordenador das atividades de meteorologia no Incaper, Hugo Ely dos Anjos Ramos, “A meteorologia pode contribuir de várias formas em favor da sociedade, pois ela influencia na tomada de decisões na vida das pessoas. No Incaper, o desenvolvimento dessa atividade é de grande importância para promoção da sustentabilidade na agricultura capixaba”.

Perspectivas para 2018

Segundo Thábata Brito, até o fim do primeiro semestre de 2018, os usuários do Incaper poderão acessar os novos produtos que vêm sendo desenvolvidos pela equipe de meteorologia. “A previsão do tempo ficará mais moderna e precisa, pois todos poderão acessar as informações específicas para o seu município, estendida para um período de 15 dias”.

Bruce Pontes acrescenta: “Será implantado um sistema de previsão a longo prazo, com as tendências climáticas para um período de até 3 meses para o Espírito Santo”. Além disto, os novos produtos que a Meteorologia pretende entregar em 2018 são a Síntese Climática Trimestral, o Boletim Agroclimático Mensal, a atualização do Sistema de Aquisição e Processamento de Dados Meteorológicos, a elaboração de produções científicas (artigos e similares) para publicação em periódicos, entre outros. Demandas similares de pesquisa e desenvolvimento também estão em andamento desde o último fórum com o IP&A.

Dia especial

A Organização Meteorológica Mundial (OMM), fundada em 23 de março de 1950 como sucessora da Organização Meteorológica Internacional criada em 1873, é uma agência das Nacões Unidas (ONU), que tem como missão fundamental apoiar países do mundo a prover serviços meteorológicos e hidrológicos, protegendo a vida e propriedades de desastres naturais relacionados ao tempo, clima e água, para salvaguardar o meio ambiente, e para contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Nesta quarta-feira (23), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão representante do Brasil junto à OMM, celebrará a data em todas as suas unidades no Brasil, com palestras e seminários. Universidades e órgãos que atuam na área realizarão programações específicas abordando o tema escolhido.

*No Brasil, o dia do meteorologista é comemorado numa data bem diferente: 14 de outubro.
Google Analytics - Incaper