08/01/2018 14h40 - Atualizado em 10/01/2018 20h11

2017 terminou com chuva abaixo do normal na maior parte do ES - A temperatura esteve dentro do normal

Há quem diga que os últimos anos (desde 2014), que foram marcados por chuvas escassas, estiveram com temperatura bem acima do normal.

No entanto, os dados mostram que, de maneira geral, o ES tem passado por anos consecutivos de temperaturas médias dentro do normal.

Isso ocorreu mesmo com o evento de El Niño, que começou na primavera de 2014 e terminou no outono de 2016. Um El Niño costuma deixar a temperatura mais alta que o normal no Espírito Santo, apesar de não ter relação direta com o regime de chuvas.

Anomalia de temperatura média no ES em 2017 (°C)
  • Chuva – O ano de 2017 teve, na maior parte do estado, precipitação abaixo do esperado

Só alguns pontos do Espírito Santo se aproximaram das condições normais de chuva. No caso, podemos citar o trecho Mucurici-Ecoporanga (extremo norte), especialmente devido às chuvas de dezembro; Ibitirama (Caparaó), que teve chuva um pouco acima da média; Guarapari (sul da Grande Vitória), que quase alcançou a média anual e Pontal do Ipiranga (litoral de Linhares), que teve chuvas próximas à normalidade. Acesse as anomalias mensais de chuva em 2017. 

O estado não fecha com chuvas dentro do normal, ou acima do esperado, desde o ano de 2013, que teve quase toda a sua precipitação acumulada apenas em dezembro.

Anomalia anual de chuva no ES em 2017 (mm)
  • Temperatura - De maneira geral, a anomalia de -0,5 °C observada na maioria das cidades capixabas significa que, tecnicamente, o estado observou temperaturas dentro do normal

Em 2014, a anomalia de temperatura média também foi de -0,5 °C em diversos municípios do estado. Já em 2015 e 2016, a anomalia foi de 0,5 °C. O intervalo de -0,5 a 0,5 °C, tecnicamente falando, se enquadra em temperaturas dentro do normal.

No caso de 2017, a temperatura média ficou abaixo do esperado por influência da anomalia de temperaturas máximas, que estiveram acima do normal em janeiro e outubro, apenas. Ou seja, o capixaba observou tardes mais frescas, de maneira geral. A temperatura mínima ficou abaixo do normal durante o inverno, apenas, mas com uma anomalia negativa de apenas 1 °C, não influenciando muito a temperatura média anual.

Julho teve as anomalias negativas de temperatura máxima mais significativas de 2017 (mm)

A previsão climática para janeiro de 2018 pode ser acessada na área de notícias deste site.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper