19/07/2017 15h50 - Atualizado em 01/08/2017 11h15

Nota técnica: massas de ar frio durante os próximos dias

A massa de ar polar marítima que está avançando sobre o país (acompanhe os círculos vermelhos nas figuras abaixo) deixou a temperatura negativa em várias cidades da Região Sul.

A frente fria associada a tal massa avançou para o Espírito Santo já na madrugada desta quarta-feira (19), aumentando a quantidade de nuvens sobre o estado.

Áreas de instabilidade pré-frontais provocaram pancadas de chuva na terça-feira à noite (18) na metade sul do estado. Contudo, a massa de ar frio já perdeu força e está se deslocando para alto-mar, fazendo a frente fria perder velocidade e enfraquecer na altura do Espírito Santo.

Ao contrário do que se possa imaginar, quando uma frente fria está se deslocando sobre uma região, apenas a temperatura diurna (máxima) diminui. A temperatura mínima (madrugada), aumenta. Para se ter uma noção desta situação, a mínima de ontem (18) foi de 9-10 °C nas cidades mais altas do estado, enquanto hoje (19), a temperatura mínima em tais localidades foi de 13-14 °C. Isso ocorre porque a frente marca a região de divisão entre o ar frio e o ar quente. A temperatura máxima cai em resposta ao aumento da umidade e cobertura de nuvens. A mínima, quando cai, resulta da evaporação da chuva provocada pela passagem do sistema.

Depois que a frente se afasta é que a temperatura mínima diminui de fato. Porém, isto demora um pouco mais a acontecer no caso de uma frente semiestacionária, já que este sistema possui um deslocamento lento.

A figura abaixo mostra a posição do intenso anticiclone migratório (massa de ar polar marítima - círculo vermelho) que causou uma queda forte de temperatura na região Sul do Brasil. O centro do sistema passou exatamente sobre a região. A seta vermelha mostra para onde o sistema está se deslocando. A curva laranja, azul e vermelha no lado direito da figura mostram as frentes semiestacionária, fria e quente, nesta ordem.

Figura 1 - Análise da pressão à superfície e vento a 10 m para as 12 UTC do dia 18/07/2017 e 12 UTC do dia 19/07/2017. Fonte: adaptado da saída do modelo GFS 0,25 ° por Tropical Tidbits.

Abaixo, a figura mostra a previsão numérica de pressão à superfície e vento a 10 m para os próximos dois dias.

No lado esquerdo, nota-se que a massa de ar frio perde força, já sobre o mar. No lado direito (dia 21), é possível observar que a borda oeste da massa de ar frio (curva amarela) deve infuenciar as condições de tempo sobre o ES.

A previsão é de queda de temperatura mínima na metade sul do estado durante a madrugada desse dia. Um novo anticiclone se forma entre a Argentina e o Uruguai, porém, mais fraco que o anterior, que tinha centro de 1035 hPa na manhã do dia 18.

Figura 2 - Previsão numérica da pressão à superfície e vento a 10 m para as 12 UTC do dia 20/07/2017 e 12 UTC do dia 21/07/2017. Fonte: adaptado da saída do modelo GFS 0,25 ° por Tropical Tidbits.

No sábado (22), a previsão indica o avanço do novo anticiclone pela Região Sul do Brasil, como mostra o lado esquerdo da figura abaixo. A frente fria à vanguarda desta segunda massa de ar polar marítima não avança para o ES, mas a borda da mesma (curva amarela) consegue causar uma nova queda de temperatura mínima no dia 23. A máxima também cai um pouco, neste dia, por causa desta segunda invasão de ar frio, que é um pouco mais forte.

O centro do sistema, em comparação, alcança 1032 hPa sobre o mar (a massa de ar atual estará com 1027 hPa) e faz a pressão aumentar mais sobre o ES, também: 1026 a 1028 hPa.

Figura 3 - Previsão numérica da pressão à superfície e vento a 10 m para as 12 UTC do dia 22/07/2017 e 12 UTC do dia 23/07/2017. Fonte: adaptado da saída do modelo GFS 0,25 ° por Tropical Tidbits.

Até o momento, a previsão de tempo indica temperaturas mínimas de até 8 °C nas áreas urbanas mais elevadas do estado, que situam-se, em média, a 700 m de altitude, a partir da madrugada do dia 21 (sexta-feira).

Em algumas comunidades, situadas em pontos muito altos da Região Serrana, a mínima pode chegar a 6 ou 5 °C.

As cidades mais próximas do mar, como é de se esperar, devem observar, também no final desta semana, mínimas de 14 °C, em média.

As demais áreas do estado podem registrar temperaturas mínimas de 12 ou 13 °C, no período mencionado.

As temperaturas máximas devem permanecer amenas, mas nenhuma variação extrema está prevista.

Acesse a previsão de tempo detalhada.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper