09/05/2017 10h14 - Atualizado em 09/05/2017 11h17

Previsão climática para novembro/2016 no Espírito Santo - O mês deve seguir chuvoso na maior parte do estado

Síntese de outubro de 2016

Outubro observou menos chuva que o normal na maior parte do norte capixaba e também nas cidades situadas na divisa com o RJ. As demais localidades capixabas tiveram chuva próxima do normal para o mês. As chuvas se concentraram nos primeiros dez dias e na última semana de outubro.

A temperatura mínima média esteve mais alta que o normal nas áreas altas do estado, mas se comportou dentro da média nas demais regiões do ES. A temperatura máxima média esteve mais baixa que o normal na metade sul, onde choveu mais, e acima no norte, onde a chuva foi menos abundante.

Os mapas de anomalia de algumas variáveis meteorológicas para o mês de outubro podem ser acessados nos submenus dos menus "Clima" e "Agrometeorologia", na página inicial deste site.

Mês de novembro: condições normais no ES, expectativa do MCTI e previsão mensal do Incaper

Novembro marca o estabelecimento do período chuvoso no Espírito Santo. Em poucas palavras, o mês apresenta chuvas regulares em todas as regiões do estado, sendo que quase toda a chuva esperada para o mês normalmente se concentra em poucos dias. Em alguns trechos das áreas altas da Região Sul e Serrana, a altura de chuva acumulada chega a ultrapassar os 250 mm. O extremo sudeste e boa parte do Noroeste e extremo norte normalmente acumulam entre 150 e 200 mm. As demais áreas do estado observam valores que variam de 200 a 250 mm. Veja o mapa de chuva média mensal acumulada para novembro clicando aqui.

Em novembro, as temperaturas sobem um pouco em relação ao mês de outubro, apresentando um aumento de mais ou menos 1-2 °C, em média.

A previsão climática por consenso para o trimestre novembro-dezembro-janeiro de 2016-2017 (NDJ/2016-2017) elaborada pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (GTPCS/MCTIC), com a colaboração de meteorologistas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e Centros Estaduais de Meteorologia, baseia-se na análise diagnóstica das condições oceânicas e atmosféricas globais e nos prognósticos de modelos dinâmicos e estatísticos de previsão climática sazonal.

De acordo com essa previsão, que foi realizada no final de outubro, na maior parte do Brasil, a distribuição de probabilidade de chuva deve ser a mesma para as três categorias oriundas da metodologia utilizada na previsão, que são "acima", "abaixo" e "dentro da média" climatológica (figura 1). A equipe de previsão climática do MCTI chegou a esta conclusão devido à baixa previsibilidade dos modelos matemáticos de previsão climática para estas áreas do país.

O mesmo não ocorre para a previsão por consenso de temperatura, que indica temperaturas mais altas que o normal na maior parte do Brasil. Para a Região Sudeste, especificamente, a previsão é a seguinte:

Chuva - A previsão indica baixa previsibilidade, com igual probabilidade para as três categorias

Temperatura - Normal a acima da normal climatológica em toda a Região

 

Figura 1 - Previsão probabilística (em tercis) por consenso do total de chuva no período de novembro de 2016 a janeiro de 2017. Fonte: GTPCS/MCTI.

Tomando por base essa previsão do MCTI e sua própria análise para o Espírito Santo, a equipe do Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper observou algumas inconsistências/divergências entre os modelos de previsão de clima (baixa destreza na previsão para o Espírito Santo), situação notada para grande parte do Brasil.

Ainda assim, foi decidido que a previsão é de maior chance de chuva dentro do normal ou acima do normal no estado durante o mês de novembro, lembrando que o mês marca o estabelecimento do período chuvoso, normalmente apresentando uma grande concentração de chuva em poucos dias. Quanto às temperaturas, a previsão é de que novembro seja marcado por temperatura dentro do normal ou abaixo do normal em todo o Espírito Santo.

De acordo com o GTPCS/MCTI, "os campos oceânicos e atmosféricos destacaram a manutenção da condição de neutralidade do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS), porém com moderado aumento do resfriamento das águas superficiais na porção oeste do Pacífico Equatorial entre setembro e outubro. O aumento da atividade convectiva na região da Indonésia e norte da Austrália e o Índice de Oscilação Sul (IOS), que atingiu o maior valor positivo (1.2) dos últimos cinco meses, também indicaram ligeiro acoplamento entre o oceano e a atmosfera". Pesquisas sérias feitas sobre o fenômeno ENOS não mostraram relação entre o fenômeno e mudanças no regime de chuva na Região Sudeste do Brasil. Os estudos apenas constataram que a temperatura fica mais alta (baixa) na fase quente (fria) do ENOS na região mencionada, isso, em épocas distintas do ano.

A previsão climática apenas aponta tendências para um determinado período (um mês, uma estação), focando na qualidade do regime de chuva e anomalias de temperatura. Eventos extremos de chuva, vento, frio ou calor só podem ser previstos com alguns dias de antencedência ou, dependendo de sua intensidade/deslocamento, poucas horas ou minutos. A atualização da previsão de temperatura e tempo, assim como avisos meteorológicos especiais, quando é o caso, podem ser acessados em nossa página inicial:

meteorologia.incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper