09/05/2017 10h11

Previsão climática para outubro/2016 no Espírito Santo - Assim como ocorreu em agosto, setembro foi mais seco e quente que o normal em praticamente todo o estado

Síntese de setembro de 2016

Assim como julho/2016 e agosto/2016, setembro de 2016 também apresentou temperaturas ligeiramente acima do normal no Espírito Santo, uma vez que as 4 frentes frias que influenciaram as condições de tempo durante alguns dias chegaram sem força ao estado.

Linhas de instabilidade que se formaram um pouco antes da passagem de três dessas frentes, pelo menos, conseguiram provocar pancadas de chuva razoavelmente significativas em alguns trechos da Região Sul, Serrana e até em alguns pontos do sul da Região Noroeste. Ainda assim, a chuva acumulada no máximo alcançou a marca do valor médio para o mês.

Os mapas de anomalia de algumas variáveis meteorológicas para o mês de setembro poderão ser acessados ainda na primeira semana de outubro nos submenus dos menus "Clima" e "Agrometeorologia", na página inicial deste site.

 

Mês de outubro: condições normais no ES, expectativa do MCTI e previsão mensal do Incaper

Outubro marca a transição entre o período seco e o chuvoso no Espírito Santo. Em poucas palavras, o mês é marcado por mudanças de tempo a cada semana, com uma distribuição de chuva interanual muito variável. Algumas áreas da metade sul do estado registram acumulados de chuva da ordem de 120-150 mm. O setor noroeste do estado e o vale do Itabapoana (divisa com o RJ) acumulam menos de 90 mm. As demais áreas do estado acumulam entre 90 e 120 mm. Veja o mapa de chuva média mensal acumulada para outubro clicando aqui.

Em outubro, as temperaturas sobem um pouco em relação ao mês de setembro, apresentando um aumento de mais ou menos 2 °C, em média. Apenas a Grande Vitória e a Região Nordeste que observam um aumento um pouco menor em relação a setembro (cerca de 1 °C).

A previsão climática por consenso para o trimestre outubro-novembro-dezembro de 2016 (OND/2016) elaborada pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (GTPCS/MCTIC), com a colaboração de meteorologistas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e Centros Estaduais de Meteorologia, baseia-se na análise diagnóstica das condições oceânicas e atmosféricas globais e nos prognósticos de modelos dinâmicos e estatísticos de previsão climática sazonal.

De acordo com essa previsão, que foi realizada no dia 26 de setembro de 2016, na maior parte do Brasil, a distribuição de probabilidade de chuva deve ser a mesma para as três categorias oriundas da metodologia utilizada na previsão, que são "acima", "abaixo" e "dentro da média" climatológica (figura 1). A equipe de previsão climática do MCTI chegou a esta conclusão devido à baixa previsibilidade dos modelos matemáticos de previsão climática para estas áreas do país.

O mesmo não ocorre para a previsão por consenso de temperatura, que indica temperaturas mais altas que o normal na maior parte do Brasil. Para a Região Sudeste, especificamente, a previsão é a seguinte:

Chuva - A previsão indica baixa previsibilidade, com igual probabilidade para as três categorias.

Temperatura - Normal a acima da normal climatológica em toda a Região

Figura 1 - Previsão probabilística (em tercis) por consenso do total de chuva no período de outubro a dezembro de 2016. Fonte: GTPCS/MCTI.

Tomando por base essa previsão do MCTI e sua própria análise para o Espírito Santo, a equipe do Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper observou algumas inconsistências/divergências entre os modelos de previsão de clima (baixa destreza na previsão para o Espírito Santo), situação notada para grande parte do Brasil.

Ainda assim, foi decidido que a previsão é de maior chance de chuva dentro do normal no estado durante o mês de outubro, lembrando que outubro marca a transição entre o período seco e o chuvoso (estação "pré-chuvosa), ou seja, esta época do ano sofre uma grande variabilidade interanual no tocante à qualidade (distribuição espaço-temporal) e quantidade de chuva. Quanto às temperaturas, a previsão é de que outubro tenha temperatura um pouco acima do normal em todo o Espírito Santo.

De acordo com o GTPCS/MCTI, "a análise dos campos oceânicos e atmosféricos para a região do Pacífico Equatorial mostrou diminuição da área de resfriamento anômalo das águas superficiais, bem como o relaxamento dos ventos nesta mesma área, no decorrer de agosto de 2016. Com este padrão oceânico e atmosférico, o fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) permanece numa situação de neutralidade, diminuindo as chances de estabelecimento da condição de La Niña."

A previsão climática apenas aponta tendências para um determinado período (um mês, uma estação), focando na qualidade do regime de chuva e anomalias de temperatura. Eventos extremos de chuva, vento, frio ou calor só podem ser previstos com alguns dias de antencedência ou, dependendo de sua intensidade/deslocamento, poucas horas ou minutos. A atualização da previsão de temperatura e tempo, assim como avisos meteorológicos especiais, quando é o caso, podem ser acessados em nossa página inicial:

meteorologia.incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper