20/08/2021 15h11 - Atualizado em 23/08/2021 08h27

Incaper disponibiliza o Informativo de Acompanhamento Mensal do Monitor de Secas no Espírito Santo

Desde 2019, o Incaper por meio da Coordenação de Meteorologia participa do Monitor de Secas do Brasil, atuando como fonte de dados, na elaboração do mapa como membro da equipe de autoria do traçado, bem como na etapa de validação do mapa para o Estado do Espírito Santo. No processo de validação, o Incaper atua em conjunto com a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), a Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN) e a Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec).

O Monitor de Secas é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca, cujos resultados consolidados são divulgados por meio do Mapa. Mensalmente informações sobre a situação de secas são disponibilizadas até o mês anterior, com indicadores que refletem o curto prazo (últimos 3, 4 e 6 meses) e o longo prazo (últimos 12, 18 e 24 meses), indicando a evolução da seca.

A Coordenação de Meteorologia do Incaper, disponibiliza agora a sociedade, um detalhamento maior do Mapa do Monitor nacional para os municípios capixabas. Com esse acompanhamento mensal da situação da seca, é possível por exemplo, verificar se a seca está piorando ou melhorando. Vale ressaltar que esta não é uma ferramenta de previsão, mas como um retrato atual da situação da seca no Estado, dando maiores subsídios nos processos de tomada de decisão por parte dos gestores públicos, privados, da academia e do terceiro setor, visando diminuir o impacto da seca, principalmente nas áreas de maior vulnerabilidade no Espírito Santo. Este informativo é um instrumento de monitoramento que ajuda ainda mais as ações relacionadas à mitigação da seca, por convergir dados biofísicos, meteorológicos, hidrológicos, agrícolas e sócioeconômicos.

Acesse aqui o Informativo.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper