06/12/2017 13h00 - Atualizado em 06/12/2017 14h00

Previsão climática para dezembro/2017 no Espírito Santo

1 - Climatologia de dezembro

A figura 1 mostra as regiões climaticamente homogêneas do Espírito Santo, conforme a classificação do Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper (SIM/Incaper).

Dezembro é o mês mais chuvoso do ano no Espírito Santo, de acordo com a série histórica. A média histórica para o mês apresenta os maiores acumulados, entre 250 a 300 mm, nas proximidades do Caparaó e ABC Capixaba, assim como no sul serrano. As demais áreas da região Serrana, região Noroeste e Grande Vitória apresentam, média, de 200 a 250 mm num dezembro típico. As demais áreas do estado, que compreendem o litoral Sul e as regiões Norte e Nordeste, apresentam os menores acumulados no mês, com média de 150 a 200 mm (acesse o mapa de chuva média).

O mês de dezembro, que marca o fim da primavera e início do verão, se destaca pelo aumento da temperatura média. As regiões Serrana e Caparaó apresentam temperatura média de 20 a 22 °C e 22 a 24°C, respectivamente. Trechos das regiões Noroeste e Norte, assim como os vales do Itapemirim e Itabapoana, apresentam as maiores temperaturas médias do mês, com valores acima dos 26 °C. Nas demais áreas, são registradas médias de 24 a 26 °C (acesse o mapa de temperatura média). 

Figura 1 – Regiões Climatologicamente Homogêneas do ES.

2 - Prognóstico para dezembro*/2017

Baseando-se em sua própria análise para o Espírito Santo e observando a elaboração da previsão climática mensal do MCTI (Ministério da Ciência e Tecnologia), a equipe do SIM/Incaper observou muito mais inconsistências/divergências entre os modelos de previsão de clima para o Espírito Santo, em relação ao observado na previsão anterior (para novembro).

Ainda assim, o consenso do SIM/Incaper é que dezembro de 2017 deva apresentar temperatura dentro do normal e chuva dentro ou um pouco acima do normal na maioria das localidades do estado (Figura 2).

A previsão climática apenas aponta tendências para um determinado período (um mês, uma estação), focando na qualidade do regime de chuva e anomalias de temperatura. Eventos extremos de chuva, vento, frio ou calor só podem ser previstos com alguns dias de antecedência ou, dependendo de sua intensidade/deslocamento, poucas horas ou minutos. A atualização da previsão de temperatura e tempo, assim como avisos meteorológicos especiais, quando é o caso, podem ser acessados em nossa página inicial.

 

Figura 2 – Prognóstico climático para dezembro/2017.

*Informações sujeitas a modificações sem aviso prévio (atualização mensal). Seu uso é de total responsabilidade do usuário.

 

Elaborado pela equipe do Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper – SIM/Incaper em 06/12/2017.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper