01/11/2017 11h43

Previsão climática para novembro/2017 no Espírito Santo

1 - Climatologia de novembro

A figura 1 mostra as regiões climaticamente homogêneas do Espírito Santo, conforme a classificação do Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper (SIM/Incaper).

O mês de novembro faz parte do período de chuvas do Espírito Santo, sendo o segundo mês mais chuvoso na maioria das cidades capixabas (climatologia do período 1984-2014). A maior parte das Regiões Nordeste, Serrana, Sul e Grande Vitória, assim como as áreas mais elevadas de Ecoporanga e Água Doce do Norte, apresentam acumulados de 200 milímetros ou mais, num mês de novembro típico. As demais áreas do estado registram uma altura de chuva que fica entre 150 e 200 mm (acesse o mapa de chuva média).

A temperatura média no mês de novembro apresenta um aumento de 2 a 3 °C em relação ao mês de outubro (acesse o mapa de temperatura média). 

Figura 1 – Regiões Climatologicamente Homogêneas do ES.

2 - Prognóstico para novembro*/2017

Baseando-se em sua própria análise para o Espírito Santo e observando a elaboração da previsão climática mensal do MCTI (Ministério da Ciência e Tecnologia), a equipe do SIM/Incaper observou muito mais inconsistências/divergências entre os modelos de previsão de clima para o Espírito Santo, em relação ao observado na previsão anterior (para outubro).

Ainda assim, o consenso do SIM/Incaper é que novembro de 2017 deva apresentar temperatura e chuva dentro do normal na maioria das localidades do estado (Figura 2).

A previsão climática apenas aponta tendências para um determinado período (um mês, uma estação), focando na qualidade do regime de chuva e anomalias de temperatura. Eventos extremos de chuva, vento, frio ou calor só podem ser previstos com alguns dias de antecedência ou, dependendo de sua intensidade/deslocamento, poucas horas ou minutos. A atualização da previsão de temperatura e tempo, assim como avisos meteorológicos especiais, quando é o caso, podem ser acessados em nossa página inicial.

 

Figura 2 – Prognóstico climático para novembro/2017.

*Informações sujeitas a modificações sem aviso prévio (atualização mensal). Seu uso é de total responsabilidade do usuário.

 

Elaborado pela equipe do Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper – SIM/Incaper em 31/10/2017.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper