Na figura 1 podem ser observadas as regiões climaticamente homogêneas do Espírito Santo, conforme a classificação do Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper (SIM/Incaper).
O mês de setembro apresenta altura pluviométrica de 30 a 45 mm na maior parte do setor noroeste, entre 45 e 60 mm no setor nordeste e entre 60 e 90 mm na maioria das cidades do setor sul/sudeste (acesse o mapa de chuva média).
Baixo Guandu e Laranja da Terra são os municípios que observam menos chuva no mês (menos de 30 mm). Já Alfredo Chaves, Guarapari e Iconha apresentam valores um pouco maiores que 90 mm.
A temperatura média no mês de setembro apresenta um aumento de 2 °C em relação ao mês de agosto (acesse o mapa de temperatura média).
Figura 1 – Regiões Climatologicamente Homogêneas do ES.
Tomando por base a previsão do MCTI e sua própria análise para o Espírito Santo, a equipe do SIM/Incaper observou diversas inconsistências/divergências entre os modelos de previsão de clima (baixa destreza na previsão para o Espírito Santo), situação notada para grande parte do Brasil.
Ainda assim, o consenso do SIM/Incaper é que setembro de 2017 deva apresentar temperatura e chuva dentro do normal na maior parte do estado (Figura 2).
A previsão climática apenas aponta tendências para um determinado período (um mês, uma estação), focando na qualidade do regime de chuva e anomalias de temperatura. Eventos extremos de chuva, vento, frio ou calor só podem ser previstos com alguns dias de antecedência ou, dependendo de sua intensidade/deslocamento, poucas horas ou minutos. A atualização da previsão de temperatura e tempo, assim como avisos meteorológicos especiais, quando é o caso, podem ser acessados em nossa página inicial.
Figura 2 – Prognóstico climático para setembro/2017.
*Informações sujeitas a modificações sem aviso prévio (atualização mensal). Seu uso é de total responsabilidade do usuário.
Elaborado pela equipe do Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper – SIM/Incaper em 30/08/2017.