01/08/2017 11h05 - Atualizado em 03/08/2017 19h18

Previsão climática para agosto/2017 no Espírito Santo

1 - Climatologia de agosto

Na figura 1 podem ser observadas as regiões climaticamente homogêneas do Espírito Santo, conforme a classificação do Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper (SIM/Incaper).

O mês de agosto apresenta altura pluviométrica compreendida entre 30 e 45 mm na maioria das áreas do Espírito Santo, sendo que os municípios mais próximos à divisa com o Estado de Minas Gerais acumulam entre 15 e 30 mm de chuva (acesse o mapa de chuva média).

A faixa leste do estado normalmente observa os maiores valores de chuva do mês, os quais variam entre 45 e 60 mm no Nordeste e parte da Região Sul e entre 60 e 90 mm na Grande Vitória e municípios vizinhos a esta Região.

A temperatura média no mês de agosto apresenta a mesma distribuição do mês de julho, mas com um aumento de 1 a 2 °C em relação ao mês de julho, especialmente por causa do aumento da temperatura máxima (diurna) (acesse o mapa de temperatura média).

 

Figura 1 – Regiões Climatologicamente Homogêneas do ES.

2 - Prognóstico para agosto*/2017

Tomando por base a previsão do MCTI e sua própria análise para o Espírito Santo, a equipe do SIM/Incaper observou algumas inconsistências/divergências entre os modelos de previsão de clima (baixa destreza na previsão para o Espírito Santo), situação notada para grande parte do Brasil.

Ainda assim, o consenso do SIN/Incaper é que agosto de 2017 deve apresentar temperatura e chuva dentro do normal na maior parte do estado (Figura 2).

A previsão climática apenas aponta tendências para um determinado período (um mês, uma estação), focando na qualidade do regime de chuva e anomalias de temperatura. Eventos extremos de chuva, vento, frio ou calor só podem ser previstos com alguns dias de antecedência ou, dependendo de sua intensidade/deslocamento, poucas horas ou minutos. A atualização da previsão de temperatura e tempo, assim como avisos meteorológicos especiais, quando é o caso, podem ser acessados em nossa página inicial.

 

Figura 2 – Prognóstico climático para agosto/2017.

*Informações sujeitas a modificações sem aviso prévio (atualização mensal). Seu uso é de total responsabilidade do usuário.

 

Elaborado pela equipe do Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper – SIM/Incaper em 31/07/2017.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper