22/05/2017 13h36 - Atualizado em 02/06/2017 11h39

Nota Técnica - Causas da chuva no fim de semana e previsão para a última semana de maio de 2017 - O mês vai terminando chuvoso na maior parte do estado

Desde a semana passada, grande parte da América do Sul se encontra sob influência de uma situação de bloqueio atmosférico. O ES, especificamente, está sob influência direta dos ventos de leste à superfície, ligados à extremidade de um forte sistema de alta pressão, que está centrado sobre o Oceano Atlântico Sul. Enquanto isso, SP, parte de MG e do RJ estão sob influência de um sistema de baixa pressão. Ambos os sistemas fazem parte do bloqueio atmosférico mencionado.

Por este motivo (acúmulo de muita umidade pelos ventos fracos marítimos) que a chuva que está caindo, sobretudo na Grande Vitória e vizinhanças de Aracruz, é fraca ou moderada e sem raios, diferentemente das chuvas observadas nos estados vizinhos, que estão com muita instabilidade (parcelas de ar úmido sobem mais, condensam e formam nuvens mais profundas, de trovoada) e não tanta umidade, como aqui.

A partir do último sábado (20), o vento permaneceu perpendicular à costa sudeste do estado, favorecendo ainda mais o desenvolvimento das nuvens de chuva sobre a região metropolitana de Vitória e proximidades de Aracruz. Esta situação (pouca radiação solar chegando à superfície), consequentemente, fez com que a temperatura caísse, mas não para níveis muito baixos. Dessa situação que veio a sensação de frio, já que o ciclo diário típico de temperatura vem sendo interrompido pela camada persistente de nuvens. A temperatura amena não foi um efeito de invasão de ar frio.

As chuvas já ultrapassaram a média do mês na Grande Vitória e proximidades de Aracruz e já se aproximam da climatologia em alguns pontos da Serrana e metade norte do estado. O mapa de chuvas normais para maio no ES pode ser visto neste link: 

http://hidrometeorologia.incaper.es.gov.br/imagens/mapa/Pe_05_8414g.jpgAlguns acumulados de chuva podem ser observados abaixo (dados do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais):

Altura de chuva (mm) das últimas 60 h (fim de semana).

*Atenção: alguns pluviômetros estão em pane, não contendo dados confiáveis. Analisar com cautela.

Zoom na Grande Vitória:

*Atenção: alguns pluviômetros estão em pane, não contendo dados confiáveis. Analisar com cautela.

O último período de chuva contínua registrado na Grande Vitória foi das 7h do dia 13 às 6h do dia 15/11/2016, quando a capital registrou 87 mm.

A previsão ainda é de chuva para os próximos dias, variando entre fraca e moderada, especialmente na Grande Vitória. A chuva deve cessar a partir da sexta-feira. A temperatura segue estável entre esta segunda e terça-feira (22 e 23 de maio), mas vai subindo lentamente, a partir da quarta-feira (24/05). O mar continua agitado até o dia 25/05/2017. O vento segue bem calmo.

Para todos os efeitos, recomendamos o acompanhamento das atualizações da previsão de tempo em nosso site: http://hidrometeorologia.incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper