09/05/2017 10h08

Previsão climática para setembro/2016 no Espírito Santo e vislumbre do trimestre setembro-outubro-novembro - Agosto foi mais seco e quente que o normal em praticamente todo o estado

Sobre agosto de 2016

Seguindo o padrão observado em julho/2016, o mês de agosto/2016 apresentou temperaturas ligeiramente acima do normal no Espírito Santo, mesmo com a passagem de 3 frentes frias ao longo do mês (a média de passagem do sistema em agosto no estado é de 2 frentes frias). Uma dessas frentes semi-estacionou, sendo a única a provocar chuvas um pouco mais significativas, só que restritas ao sudeste do estado. De maneira geral, as frentes frias e as massas de ar frio que as acompanharam não impediram que a temperatura se elevasse rapidamente depois de poucos dias. A Região Sul chegou a registrar mais de 2 °C de anomalia positiva nas temperaturas máximas, por exemplo.

Quanto às chuvas, agosto de 2016 vai terminando com desvios negativos em praticamente todo o Espírito Santo. O sudeste do estado foi a área capixaba que mais recebeu chuva no mês. Ainda assim, a quantidade observada mal corresponde à metade do esperado.

Os mapas de anomalia de algumas variáveis meteorológicas para o mês de agosto poderão ser acessados ainda na primeira semana de setembro nos submenus dos menus "Clima" e "Agrometeorologia", na página inicial deste site.

Setembro: condições normais no ES, expectativa do Incaper para o mês e previsão trimestral do MCTI

Setembro ainda faz parte do período seco no Espírito Santo. Os setores sul e sudeste do estado são aqueles que registram os maiores acumulados de chuva do mês. Ainda assim, a precipitação observada nestas áreas não é expressiva, ficando em torno dos 60 mm, de maneira geral. A região que mais recebe chuvas em setembro é a vizinhança de Alfredo Chaves, que começa a ser influenciada pelas pancadas de chuva verspertinas (veja o mapa clicando aqui). No entanto, os valores de precipitação nessa área correspondem a apenas 60-90 mm.

Em setembro, as temperaturas sobem um pouco em relação ao mês de agosto, apresentando um aumento de mais ou menos 2 °C, em média. A primavera astronômica terá início no dia 22 de setembro.

A previsão climática por consenso para o trimestre setembro-outubro-novembro de 2016 (SON/2016) elaborada pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (GTPCS/MCTIC), com a colaboração de meteorologistas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e Centros Estaduais de Meteorologia, baseia-se na análise diagnóstica das condições oceânicas e atmosféricas globais e nos prognósticos de modelos dinâmicos e estatísticos de previsão climática sazonal.

De acordo com essa previsão, que foi realizada no dia 25 de agosto de 2016, na maior parte do Brasil, a distribuição de probabilidade de chuva deve ser a mesma para as três categorias oriundas da metodologia utilizada na previsão, que são "acima", "abaixo" e "dentro da média" climatológica (figura 1). A equipe de previsão climática do MCTI chegou a esta conclusão devido à baixa previsibilidade dos modelos matemáticos de previsão climática para estas áreas do país.

O mesmo não ocorre para a previsão por consenso de temperatura, que indica temperaturas mais altas que o normal na maior parte do Brasil. Para a Região Sudeste, especificamente, a previsão é a seguinte:

Chuva - Igual probabilidade para as três categorias na maior parte da Região, mas com chuva acima do normal em São Paulo

Temperatura - Normal a acima da normal climatológica em toda a Região (normal ou um pouco acima do normal em SP)

Figura 1 - Previsão probabilística (em tercis) por consenso do total de chuva no período de setembro a novembro de 2016. Fonte: GTPCS/MCTI.

Tomando por base essa previsão do MCTI e sua própria análise para o Espírito Santo, a equipe do Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper observou menos inconsistências/divergências entre os modelos de previsão de clima (baixa destreza na previsão para o Espírito Santo) que nos meses anteriores.

Sendo assim, foi decidido que a previsão é de maior chance de chuva dentro do normal ou abaixo do normal no estado no mês de setembro, lembrando que setembro faz parte do período seco, ou seja, mesmo que a chuva fique dentro do normal, esta não deve ser significativa quando comparada às chuvas do período chuvoso. Quanto às temperaturas, a previsão é de que setembro tenha temperatura acima do normal em todo o Espírito Santo. Para outubro, que marca a transição entre o período seco e o chuvoso, o Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper prevê que a chuva se comporte dentro do normal no Espírito Santo, mas com tendência de temperatura normal ou acima do normal. Por ora, a previsão para novembro aponta chuvas acima do normal e temperaturas dentro do normal no estado.

De acordo com o GTPCS/MCTI, as atuais condições oceânicas e atmosféricas no Oceano Pacífico Equatorial mostram uma situação de neutralidade no que se refere ao fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS), agora em transição para um fraco episódio de La Niña. No ES, o fenômeno não exerce influência direta no regime de chuvas, mas normalmente deixa as temperaturas mais baixas que o normal no verão.

A previsão climática apenas aponta tendências para um determinado período (um mês, uma estação), focando na qualidade do regime de chuva e anomalias de temperatura. Eventos extremos de chuva, vento, frio ou calor só podem ser previstos com alguns dias de antencedência ou, dependendo de sua intensidade/deslocamento, poucas horas ou minutos. A atualização da previsão de temperatura e tempo, assim como avisos meteorológicos especiais, quando é o caso, podem ser acessados em nossa página inicial: