Outono

O outono astronômico no Hemisfério Sul tem início às 18h58 do dia 20 de março de 2019. Na Região Sudeste do Brasil, por se tratar de uma estação de transição entre o verão e o inverno, traz consigo características de ambas as estações, com mudanças aceleradas nas condições do tempo.

No estado do Espírito Santo, o período que compreende a estação começa chuvoso e termina seco. Há ainda uma diminuição das temperaturas devido à incursão de sistemas frontais acompanhados de massas de ar frio, que vão se tornando cada vez mais intensas, no decorrer da estação.

A média acumulada de precipitação para a estação fica entre 250 e 300 mm na Região Nordeste, 200 a 250 mm no extremo norte e no setor noroeste e entre 300 e 350 mm nas demais regiões capixabas, com máximos de até 450 mm nas vizinhanças de Alfredo Chaves. As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 26 ºC na região Serrana e 31 ºC nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 16 ºC na Região Serrana e dos 21 ºC nas demais regiões.

Fonte do marco astronômico: US Naval Observatory.

Meteorologicamente, o outono vai de março a maio.

<< voltar


    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
    Google Analytics - Incaper